A Anestesiologia dedica-se à manutenção da homeostasia perturbada pelo stress cirúrgico através da monitorização adequada e utilização de fármacos específicos no contexto perioperatório, bem como ao controlo da dor aguda e crónica.
Para a manutenção do equilíbrio do organismo perturbado pelo stress cirúrgico, esta especialidade actua mediante monitorização adequada e utilização de fármacos específicos no contexto perioperatório.
É no âmbito da Anestesiologia que se intervém em todas as situações em que é necessário controlar a dor e/ou o estado de consciência.
O objectivo da anestesiologia é promover, simultaneamente, o equilíbrio do organismo e das funções vitais, nomeadamente em:
- Intervenções cirúrgicas;
- Intervenções obstétricas (por exemplo, partos);
- Procedimentos de diagnóstico e terapêutica.
Qual é a importância da Anestesiologia?
A medicina perioperatória encarrega-se dos cuidados médicos necessários para os doentes cirúrgicos, prestados através do seu acompanhamento antes, durante e depois das intervenções.
O envolvimento dos médicos de anestesiologia desde a avaliação pré-operatória até à analgesia pós-operatória, obriga a um conhecimento bastante detalhado de todos os problemas presentes, o que tem benefícios reconhecidos para os doentes.
Este conhecimento da anestesiologia tem também benefícios para os médicos de outras especialidades, que têm a sua prestação estreitamente relacionada à dos médicos de anestesiologia mas que acompanham os doentes em ocasiões mais pontuais do seu percurso hospitalar.