Rua Comandante Gika, Nº. 225
Bairro Alvalade, Distrito da Maianga
Município de Luanda — Luanda
Rep. de Angola

Laboratório de Sono


Dormir bem é uma necessidade diária pois, a quantidade e a qualidade do sono são fundamentais para uma boa atividade física e mental. Os distúrbios do sono têm adquirido  uma importância crescente nos últimos anos nomeadamente o Sindroma de Apneia Obstrutiva do Sono que, pelas complicações e impacto na vida social do doente é já considerado um problema de saúde pública.

O Laboratório do sono dispõe de tecnologia moderna para avaliação da qualidade e distúrbios do sono, permitindo um diagnóstico rápido e um tratamento mais adequado. Garante um acompanhamento personalizado no diagnóstico e tratamento ventilatório dos distúrbios respiratórios do sono, feito por profissionais com uma vasta experiência na área do sono.

O Laboratório do sono da Clínica Girassol situa-se no 1o andar  ao lado do Serviço de Check-up e tem o seguinte horário:

  • Das 08:00 às 16:00 horas.
  • Das 21:00 às 8:00 horas.
  • De 2a à 6a feira.


Exames feitos no Laboratório:

Polissonografia do tipo I - Exame de referência que estabelece o diagnóstico definitivo do sindroma de Apneia Obstrutiva do sono. É um exame não invasivo, realizado no laboratório por pessoal especializado que faz a análise contínua e simultânea das variáveis neurofisiológicas e cardio-respiratórias durante uma noite de sono.

Teste de Latências múltiplas - É um estudo do sono realizado no laboratório durante o dia após polissonografia, avalia o grau de sonolência diurna do doente.

Teste de manutenção de vigília - É um teste feito no laboratório durante o dia que avalia a capacidade do paciente em manter-se acordado e atento numa situação monótona.



Exames feitos no ambulatório

Polissonografia do tipo II - Exame do tipo I monitorizado no laboratório e feito no domicílio que permite aos doentes um ambiente de sono mais natural e familiar.

Poligrafia cardiorespiratória - Este exame é feito no domicílio, inclui a monitorização de um menor número de parâmetros e permite a possibilidade do paciente dormir no seu ambiente familiar.



Tratamento dos distúrbios cardiorespiratórios do sono

A ventilação não invasiva com CPAP ou BiPAP nasal é o tratamento de eleição para o Sindroma de Apneia Obstrutiva do Sono grave ou quando associada à hipersonolência diurna, patologias cardiovasculares, diabetes ou outras. No laboratório do sono faz-se o ensino e o acompanhamento da adesão à ventilação e o aconselhamento da higiene do sono.